ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

25 de maio de 2015

José Afonso: Palestra – Recital – Receção

Palestra – Recital – Receção

26 de junho de 2015
das 18:00 às 21:00 horas
no Consulado Geral de Portugal em Düsseldorf

O nome José Afonso está associado ao movimento da canção de intervenção, género musical  que foi porta-voz da luta da oposição e culminou no chamado „canto livre“. No entanto, a importância de „Zeca“ está longe de se esgotar como figura revolucionária e como autor de algumas canções que construíram a mitologia do 25 de Abril. Afonso passou grande parte da infância em África e foi professor do ensino secundário. Mas sobretudo foi poeta, compositor e músico, tendo deixado mais de uma centena de poemas não musicados. A sua lírica abrange três décadas e é popular e surrealista, pós-moderna e combativa, hermética e universal.

A palestra dará a conhecer uma obra híbrida que desafia fronteiras, géneros e estilos.
 
Sinopse biográfica
Alexandre Pereira Martins nasceu em Colónia, Alemanha e possui a dupla nacionalidade. Após uma formação como funcionário administrativo, concluiu na Universidade de Colónia a Licenciatura em Ciências Regionais da América Latina. Em 2011, concluiu o Doutoramento com uma tese sobre o poeta e cantautor José Afonso. Foi publicada em 2013 e será brevemente editada em língua portuguesa. É autor de artigos, crónicas e editor de coletâneas em torno das culturas, sociedades e artes de expressão portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário