ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

17 de março de 2015

2º encontro "O papel da mulher portuguesa na Alemanha"

Sábado - 21.03.2015 - 16 horas
Forum VHS im Rautenstrauch-Joest-Museum
Cäcilienstr. 29-33, 50667 Köln
Informações: 0211.1387812 ou Email: eventos.dusseldorf@mne.pt
PARTICIPE! DIVULGUE!


14 de março de 2015

EPE: Ano Letivo 2015/16 – Inscrições Abertas!

No passado dia 16 de fevereiro deu-se início a mais uma época de inscrições para os cursos EPE, desta feita as inscrições para o ano letivo 2015/16!
As inscrições dos alunos serão, novamente, em duas fases:
1ª FASE - RENOVAÇÕES DE MATRÍCULA - de 16 de fevereiro de 2015 a 12 de abril de 2015;
2ª FASE - NOVAS INSCRIÇÕES - de 2 de março de 2015 a 5 de abril de 2015.
As novas inscrições podem ser efetuadas online na página do Camões, I.P. - http://epe.instituto-camoes.pt/inscricao
Mais informações através do email: cepe.alemanha@camoes.mne.pt

Trabalhar na Alemanha

Clique para ampliar os flyers



Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras (concurso de fotografia)

O Concurso de Fotografia “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras” trata-se de uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), associação transfronteiriça sem fins lucrativos constituída pela Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Câmara Municipal da Guarda e Instituto Politécnico da Guarda, tem apostado, ao longo da sua atividade, no reforço do eixo cultural e científico organizado por aquelas cidades e respetivas Universidades, com a missão de promover iniciativas que traduzam tanto um compromisso com os territórios de baixa densidade, particularmente os mais periféricos e de fronteira, como um envolvimento ativo na cooperação territorial. 

As candidaturas estão abertas de 2 de março a 31 de maio e serão efetuadas online

Regulamento está disponível em www.cei.pt

Portal do Folclore Português

Desde o dia 1 de Novembro de 2000 (já lá vão quase 15 anos!) que o “Folclore de Portugal – O Portal do Folclore Português (www.folclore-online.com) iniciou a sua atividade, o que constitui um caso de longevidade, inclusive no mundo virtual que é a internet. Este é um projeto único e inovador, sem paralelo, nomeadamente a nível internacional, atendendo ao seu carácter multifacetado, e porque não se trata de um mero sítio na internet onde são adicionadas ligações para diferentes grupos folclóricos nem tão pouco restringe a estes a sua intervenção.
O Portal do Folclore Português constitui um projeto cultural abrangente em todos os domínios da nossa cultura tradicional e popular.
(...)
Decorridos quase quinze anos desde o seu aparecimento, consideramos, no essencial, positivo o balanço que fazemos da adesão do folclore português à Internet. Porém, ela revela-se ainda insuficiente, sobretudo se atendermos ao elevado número de agrupamentos que ainda não dispõe sequer de um site ou um blog, à deficiente atualização dos que já existem e, sobretudo, à dificuldade que revelam em superar novas etapas na sua divulgação. Neste sentido, a Equipa do Portal do Folclore Português decidiu iniciar uma nova etapa na divulgação deste projeto, particularmente junto dos Grupos e Associações Culturais de Portugueses espalhados pelos “quatro cantos” do mundo.

Eventos do Centro Português de Essen (2015)

http://portugalessen.blogspot.de/


2 de março de 2015

Trabalhar no Estrangeiro (brochura informativa)

Consulte a brochura AQUI 

Esta brochura destina-se a jovens e adultos que pretendam trabalhar no estrangeiro, por determinado período de tempo, e reflecte sobre alguns desafios para os quais devem estar preparados de forma adequada. A adaptação a uma nova cultura, uma língua talvez desconhecida, a distância de Portugal, da sua família e da rede de amigos, a existência de regimes de impostos, de proteção social, de sistemas de saúde e de ensino organizados de forma diferente, são apenas algumas das dimensões a ponderar aquando da sua tomada de decisão. De salientar que há situações e condições específicas a cada país. A melhor forma de se preparar é, pois, adquirir uma boa informação sobre o (s) país (es) da sua preferência.