ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

30 de dezembro de 2011

O Contador de Histórias oferece um livro!

Porque o ano de 2012 se adivinha difícil para todos mas a solidariedade e a colaboração não devem ser palavras vãs, temos uma oferta para aqueles que, fora do país, se esforçam por manter viva a Língua Portuguesa. Temos para oferecer exemplares de “A história do Zeca Garro” de Filipe Lopes e Carla Goulart Silva às associações, fundações, embaixadas, consulados e professores de português espalhados pelo mundo.
Esta obra, que integra as recomendações do Plano Nacional de Leitura, foi escrita para ajudar a preservar uma espécie protegida que nidifica nos Açores mas inclui uma mensagem nas entrelinhas que faz um paralelo entre a migração desta ave (o cagarro) e o fenómeno da emigração. Sendo já utilizado em diversos locais para apoiar o ensino da Língua Portuguesa junto das crianças e jovens, temos o prazer de o poder oferecer a todos aqueles a quem possa ser útil. Para isso deverá enviar um email até ao dia 11 de janeiro para livros@ocontadordehistorias.com indicando a instituição a quem se destina, um endereço electrónico e a morada.
Receberá o livro sem quaisquer custos no prazo de 15 dias. (Esta oferta destina-se exclusivamente a entidades e professores fora de Portugal).
Continuação de boas festas e votos de que 2012 seja tão feliz quanto possível.
Saudações lusófonas.
Filipe Lopes

16 de dezembro de 2011

O Contador de Histórias

O Grupo O Contador de Histórias tem vindo a coordenar um conjunto de pedidos de diversas entidades para deslocações a diversos países europeus, num esforço de divulgação da Língua e Cultura Portuguesas, através do trabalho de promoção do livro e da leitura que desenvolvemos há cerca de 15 anos. Através da gestão cuidada da agenda e da deslocação entre os diversos locais é-nos possível reduzir significativamente os custos
Em Março e Abril de 2012 faremos uma digressão por diversos locais em França, Itália, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Espanha. Fazemos ajustamento de datas em função do interesse das diversas entidades. 
Email: geral@ocontadordehistorias.com
Telefone: 00 351 91 2896155.

Aguardamos o vosso contacto e estaremos disponíveis para encontrar soluções para concretização do vosso interesse. Saudações lusófonas e votos de boas festas.

15 de dezembro de 2011

Portagens electrónicas em Portugal

Desde o dia 8 de Dezembro último passaram a ser cobradas portagens electrónicas em 4 novos troços de auto-estradas, nomeadamente:
A22 (Algarve), A 23 (Beira Interior); A 24 (Interior Norte) e A25 (Beira Litoral e Beira Alta).
Para mais informações sobre o pagamento das referidas portagens para condutores de veículos de matrícula estrangeira pode ser consultado o sítio na Internet: www.estradas.pt/portagensestrangeiros.

13 de dezembro de 2011

Terra Sonâmbula (filme) 13.12.2011

RWTH Aachen: Hörsaal RS 5 / Rochusstrasse 2-14 / 52062 Aachen


Terra Sonâmbula
OmeU, Mosambik/Portugal 2007, Regie: Teresa Prata.
Prata verfilmte das gleichnamige Buch des mosambikanischen Autors Mia Couto aus dem Jahr 1992. Eine Filmvorführung im Rahmen des III. Ciclo de Filmes Lusófonos, eine Initiative der Portugiesisch-Dozenten an der RWTH Aachen.
Fonte: Nova Cultura

12 de dezembro de 2011

Movimento para A Defesa do Ensino de Português

O "Movimento para A Defesa do Ensino de Português" acaba de ser lançado na Alemanha com o objetivo de lutar contra a falta de professores da língua materna neste país de acolhimento, mobilizando os pais e restante comunidade.
"Receamos que a Alemanha venha a ser atingida pelas reduções de professores na rede de ensino no estrangeiro anunciadas pelo Instituto Camões", disse à Lusa Rui Paz, um dos promotores da iniciativa.

(...)

O grupo dinamizador do "Movimento para A Defesa do Ensino de Português" é assinado, além de Rui Paz, pelos cinco conselheiros das comunidades eleitos na Alemanha, por dirigentes associativos, empresários e professores.

Leia mais em: Portal das Comunidades