ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

16 de outubro de 2014

Dias da Memória da I Grande Guerra

DIAS DA MEMÓRIA DA GRANDE GUERRA

A Assembleia da República  acolhe nos dias 17, 18 e 19 de Outubro, nas suas instalações na rua de São Bento.1249 - 068 Lisboa, quem pretenda dar a conhecer diários, relatos, cartas, postais, fotografias, poemas ou outras formas literárias, desenhos, pinturas, esculturas, mapas, medalhas, fardas, kits de sobrevivência, partes de equipamentos militares, etc., relacionados com a participação de Portugal na I Guerra Mundial de 1914 – 1918.

O propósito desta iniciativa é apelar à participação do cidadão na evocação do Centenário da Grande Guerra com as memórias de que disponha e que documentem não só a participação de Portugueses nos campos de batalha da Europa e da África, mas também as suas atitudes face à guerra e o modo como se traduziu o impacto e consequências da Guerra no dia - a -dia do Portugal de há cem anos.

Os visitantes serão acolhidos na AR por especialistas a quem facultarão os materiais para digitalização e fotografia e para ser disponibilizada na Internet través do projeto “Memórias da I Guerra Mundial 1914 – 1918 ” (https://www.facebook.com/memoriasdaguerra  e em www.portugal1914.org.

A iniciativa já ocorreu em diversos países, muitas vezes sob a designação de “collection days” e está associada ao projeto internacional de digitalização de conteúdos financiado pela União Europeia, a “ Europeana 1914 – 1918”. O Arquivo Histórico Diplomático, o Arquivo Histórico Militar, a Biblioteca Nacional, municípios, a Guarda Nacional Republicano, entre outras instituições, têm, através do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, prestado colaboração aos projetos “ Memórias da I Guerra Mundial” e ”Europeana 1914 – 1918” em    http://www. Europeana1914-19118/eu/en.

Nos casos em que se verifique impossibilidade de deslocação, nas datas referidas à AR, poderão ser enviadas recordações ou solicitadas informações adicionais a memoriasdeguerra@portugal1014.org ou consultados os sítios www.europeana1914-1918.com e www.portugal1914.org. Em ponderação está a criação de iniciativas semelhantes em outros pontos do país e, eventualmente, no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário