ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

14 de outubro de 2014

1º Prémio no Concurso Internacional - Prologis 2013 Design

A FLUXO interactive architecture, do arquiteto português Luis Guimarães, com sede em Düsseldorf, em colaboração com os ecritórios Kruschina e DE VISU ( Sébastien Bernard ) ganharam o

                       1º Prémio no Concurso Internacional - Prologis 2013 Design.

O Concurso foi lançado pela empresa PROLOGIS sobre o tema „Design the future for Logistics Buildings”.
A proposta vencedora destaca-se pela resposta inteligente a temas como a escassez de terrenos disponíveis, a necessidade de evitar a ocupação desnecessária de território que pode ser utilizado com funções mais vantajosas, e ao facto de,  no futuro, os processos e métodos construtivos terem que dar uma resposta mais eficaz ao problema da sustentabilidade.
"Com o concurso,  a Prologis fixou o objetivo de promover projetos inovadores para propriedades de logística. Propriedades de Logística são muito mais do que salas funcionais", diz Thomas Karmann, Vice-Presidente Senior, Diretor Regional Norte da Europa da Prologis. "Tal como os nossos clientes, nós esforçamo-nos, como promotores e proprietários a longo prazo, em promover alta qualidade, melhores materiais e critérios ideais de sustentabilidade. Os nossos sistemas têm de alcançar elevados padrões técnicos para criar processos logísticos eficientes e têm de se adaptar em termos de eficiência energética. O vencedor cumpriu esses requisitos com a sua concepção ".
O edifício proposto situa-se sobre a Autoestrada, na proximidade dos centros urbanos. Assim, aproveita-se uma perfeita ligação com a rede viária e funciona como intercâmbio entra o transporte global e o local. 
As membranas insufladas da fachada são confecionadas especialmente em função das exigências dos clientes, incorporando isolamento térmico, produção de energia, impermeabilização e integrando ainda OLEDs como sistema da iluminação interior.

"Os resultados são muito esclarecedores", diz o presidente do Júri Mike Schlaich, sócio principal, Schlaich Bergemann und partner. "Eles comprovam que os edificios da indústria logística também podem contribuir para o futuro da arquitetura".  Membro do Júri, Gudmund Stokke, sócio principal, Nordic - Gabinete de Arquitectura, acrescentou: "A competição apresentou ideias muito interessantes sobre onde e como continuaremos a desenvolver propriedades para o sector logístico, ambientalmente e socialmente sustentáveis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário