ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

5 de março de 2014

Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora

O Consulado de Portugal em Düsseldorf apresenta os melhores cumprimentos e informa que, no âmbito do apoio que a DGACCP tem dado à formação de dirigentes associativos, vai realizar-se a 2ª edição do Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora, uma iniciativa organizada pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira – Grão Vasco, com o Alto Patrocínio do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A iniciativa que irá decorrer em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de março próximo, destina-se a portugueses e luso-descendentes, de preferência com alguma experiência associativa, tendo como objetivo reunir dirigentes associativos da diáspora portuguesa oriundos de diversos países da Europa e fora da Europa, reunindo, assim, diferentes experiências, saberes e conhecimentos das associações representadas.
O curso terá uma componente teórica, onde os participantes terão acesso a um conjunto de informações/módulos com documentação útil e importante para o desenvolvimento do trabalho das associações, designadamente programas de ação, organização e gestão associativa, projetos e candidaturas, legislação e parcerias. Haverá também um espaço prático que permitirá visitas a realidades concretas das ações desenvolvidas por diferentes associações portuguesas da região da Grande Lisboa, bem como conhecer o trabalho que as autarquias desenvolvem junto do movimento associativo e partilharem as suas próprias experiências. Este curso pretende, igualmente, que os participantes levem uma motivação acrescida, novas ideias e novos projetos que permitam dinamizar as respetivas associações junto das comunidades em que estão inseridos. De salientar, ainda, que o curso terá como principal “motor” o reforço da ligação de Portugal com a sua diáspora.
A seleção dos participantes será efetuada através da apresentação do esboço de um projeto associativo que entendam ser importante desenvolver em qualquer área –cultura, desporto, música, comemoração de efemérides (25 de abril, 10 de junho, 5 de outubro ou outras), com o mínimo de uma página e o máximo de duas páginas A4. Remete-se ficha de inscrição de preenchimento obrigatório (clique na imagem à direita para ampliar), que deverá ter a respetiva fotografia, a indicação do trabalho que desenvolve na associação ou na comunidade onde está inserido, e as expectativas relativamente ao curso de formação. O envio da candidatura não garante a participação no referido curso, que vai carecer de um processo de seleção através dos projetos enviados. A ficha de inscrição e o esboço de um projeto devem ser enviados para este Consulado Geral através do endereço eletrónico eventos.dusseldorf@cgdus.dgaccp.pt até ao próximo dia 9 de março

Maria Manuel Durão - Cônsul-Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário