ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

21 de fevereiro de 2013

21 de Fevereiro: Dia Internacional da Língua Mãe

Com o propósito de proteger o património linguístico de cada região, promover o multilinguismo e a diversidade cultural, é celebrado desde 2000, o Dia Internacional da Língua Mãe.

A data surgiu em comemoração a um dia de 1952, quando estudantes do Bangladesh, então pertencente ao Paquistão do Leste, foram mortos pela polícia ao pedirem o reconhecimento da sua língua, Bengali.

O Dia Internacional da Língua Mãe foi proclamado pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Novembro de 1999 (30C/62). Em 16 de Maio de 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução A/RES/61/266 instou os Estados Membros a “promover a preservação e a proteção de todas as línguas utilizadas pelas pessoas no mundo”.

Leia mais AQUI (em português) e AQUI (em alemão)

Sem comentários:

Enviar um comentário