ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

30 de julho de 2015

Parlamento dos Jovens

Decorre de 24 de agosto a 23 de outubro a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no «Parlamento dos Jovens 2015-2016», uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão.

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:

- Ensino Básico: «Discriminação, preconceito e racismo»
- Ensino Secundário: «Portugal: assimetrias litoral/interior – que soluções?»

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas podem solicitar a sua inscrição enviando um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt (com conhecimento a emi@mne.pt), onde deve constar:

- a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);
- indicação da sessão nacional (básico ou secundário) em que a escola/associação se pretende inscrever;
- nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel, para situações de emergência apenas), e
- nome do membro da Direção da escola/associações responsável acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.

Uma vez recebida, da parte da Assembleia da República, a confirmação de inscrição recomenda-se que os participantes:
- guardem a informação recebida pois contém um código e senha por cada sessão nacional e necessárias ao envio de outro formulário após a sessão escolar;
- verifiquem se a inscrição consta da página oficial (em reestruturação, a anunciar em breve);
- qualquer alteração à inscrição inicial deve ser comunicada para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt, referindo o nome da escola/associação, círculo eleitoral e sessão nacional.

Os regulamentos e o calendário do programa, bem como a indicação de algumas pistas para abordagem dos temas para as duas sessões vão estar disponíveis, a partir do início de setembro, na página de internet http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html

Cabendo à DGACCP a divulgação da iniciativa em apreço junto dos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa, muito se agradeceria VExa, com a maior brevidade possível, promoção da mesma junto das coordenações de ensino português no estrangeiro, escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas.

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela DGACCP, em articulação com as escolas/associações.

Sem comentários:

Enviar um comentário