ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

7 de outubro de 2013

Plano de incentivo à leitura no Ensino Português no Estrangeiro

Fonte: CEPE Alemanha


O Plano de Incentivo à Leitura no EPE pretende contribuir para a difusão da língua e da cultura portuguesas recorrendo para tal, como veículo mais adequado, à sua literatura e às literaturas que se expressam em português, através de ações de incentivo à leitura de obras de autores nativos ou de língua portuguesa.

 

Objetivos do Plano de Incentivo à Leitura – EPE


  • Promover a literacia e estimular hábitos de leitura autónoma.
  • Desenvolver competências de compreensão leitora através da leitura de obras literárias.
  • Desenvolver práticas regulares de leitura de modo a estimular o gosto pela literatura portuguesa e de língua portuguesa junto dos alunos dos ensinos básico e secundário do EPE e das comunidades em que se inserem.
  • Dar a conhecer autores e obras do universo da literatura de raiz e de expressão portuguesas de modo a aprofundar e a enriquecer o conhecimento da língua e cultura em que se inscrevem.
  • Fomentar um maior sentido de pertença à língua portuguesa, atribuindo significado e valor ao que de mais relevante e inovador se manifesta nas literaturas que nela se expressam;
O documento, consultável aqui, apresenta sugestões de ações e de atividades de leitura em casa, na comunidade e na escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário