ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

22 de junho de 2012

Eurobarómetro: 98 % dos inquiridos opinam que aprender línguas é bom para os filhos, mas testes realçam défice de competências

Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia
Bruxelas, 21 de junho de 2012

Quase nove em cada dez cidadãos da UE pensam que a sua capacidade para falar línguas estrangeiras é muito útil e 98 % dizem que o domínio das línguas será bom para o futuro dos seus filhos, de acordo com uma nova sondagem de opinião Eurobarómetro sobre as atitudes dos cidadãos da UE perante o multilinguismo e a aprendizagem de línguas estrangeiras.
Contudo, um estudo separado da Comissão Europeia, o primeiro Inquérito Europeu sobre Competências Linguísticas, salienta que existe um fosso entre as aspirações e a realidade no que toca às competências em línguas estrangeiras na prática: testes efetuados entre alunos adolescentes em 14 países europeus mostram que apenas 42 % são competentes na sua primeira língua estrangeira e apenas 25 % na segunda. Um número significativo, 14 %, no caso da primeira língua estrangeira, e 20 %, na segunda, não atingem nem o nível de «utilizador de base»
Leia o comunicado na íntegra AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário