ATRAVÉS DESTE BLOG, O CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA CONSULAR DE DÜSSELDORF PRETENDE CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA, PROPICIAR UM DIÁLOGO DINÂMICO E TRANSPARENTE, PROMOVER A PARTICIPAÇÃO, DAR VISIBILIDADE AOS INTERESSES DA COMUNIDADE E AO TRABALHO QUE, EM PROL DESTA, VAI SENDO REALIZADO PELOS SEUS MEMBROS

Com o fim da missão da Dra. Maria Manuel Durão como Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, em julho de 2015, extingue-se também o Conselho Consultivo eleito para este período. Este blog foi desativado e apenas permanecerá disponível para consulta e referência. Qualquer contacto deverá ser dirigido diretamente ao Consulado.

25 de novembro de 2013

Portugal foi eleito para o comité do património mundial da Unesco

Portugal era um dos 22 candidatos e foi ontem o quarto mais votado numa eleição para o comité do património mundial da Unesco, que decorreu em Paris.  Ana Paula Amendoeira, do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e membro da delegação nacional em Paris, confirmou ao i que Portugal teve 111 votos, atrás apenas da Turquia, das Filipinas e da Finlândia, com 121,116 e 115 votos, respectivamente. O mandato é de quatro anos, até 2017, marcando presença já como membro efectivo na 19.s Assembleia dos Estados-Parte à Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, sendo que a primeira reunião oficial em que Portugal estará será apenas em 2014, a ser realizada no Qatar. Como membro do comité, Portugal será responsável por analisar todas as candidaturas que sejam apresentadas à Unesco. Este órgão tem um total de 21 membros e ontem foram eleitos 12 deles. Foram ainda eleitos a Croácia, o Cazaquistão, a Coreia do Sul, o Peru, o Líbano, a Polónia, o Vietname e a Jamaica, que concorria apenas com Angola ao lugar dos países que não têm património classificado.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que esta eleição reflecte o "claro reconhecimento do nosso contributo construtivo em termos de cooperação internacional em matéria de património, bem como da valia do património histórico português e do empenho, experiência e competência do nosso país na preservação e gestão de bens patrimoniais, edificados ou naturais". O país volta, assim, a estar presente num órgão em que já tinha participado no período entre 1999 e 2005. Na votação esteve ainda a Palestina como candidata, que não terá sido eleita por poucos votos.
Portugal tem 15 bens já classificados na lista de património mundial da Unesco, como o Mosteiro de Alcobaça, o Centro Histórico de Évora, a Paisagem Cultural de Sintra, a Arte Rupestre do Vale do Côa ou o Vale do Douro, mas durante os quatro anos em que ocupa um lugar no comité nesta organização das Nações Unidas não deverá apresentar nenhuma candidatura à organização. Esta não é uma regra oficial da Unesco, mas tem sido uma prática instituída dentro da organização.
No entanto, a candidatura da Serra da Arrábida, que já está em curso, deverá seguir os procedimentos normais, referiu a responsável do ICOMOS. O comité da Unesco tem ainda a responsabilidade de decidir os bens a inscrever na lista do património mundial e analisar os relatórios sobre o estado de conservação dos bens que já se encontram inscritos nesta listagem.
A presença de Portugal na Unesco será assegurada por uma equipa de quatro especialistas, caso da professora Maria Conceição Lopes Caria, professora Teresa Andreza, professora Anabela Calado e professora Clara Bertrand Cabral, além do embaixador José Filipe Moraes Cabral, que é o representante permanente da missão de Portugal junto da Unesco em Paris. 
O Mosteiro de Alcobaça já está classificado e só a candidatura da Arrábida está em curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário